quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Eu, portadora de Esclerose Múltipla

Leio um artigo, em outubro de 2012, sobre a passagem de Saturno em Escorpião e posto logo em seguida no Facebook: 
 
Domingo, 21 de outubro de 2012 às 18:45 UTC-02
Preta Juci compartilhou um link.
Saturno já entrou em Escorpião, mudanças a vista... q eu seja merecedora de mudanças positivas em minha vida!! "... o ingresso de Saturno em Escorpião vai provocar uma enorme tomada de consciência do ser humano sobre os valores materiais versus espirituais.... Esse é o ciclo escorpiniano: a Fênix renascendo das cinzas!..."
 
No mês seguinte tenho uma crise que me leva a ser hospitalizada, acabo fazendo uma cirurgia que estava adiando há tempos (retirada de mioma), dias de internação em que lembro ter falado algumas vezes "só quero descobrir o que tenho para que então eu possa cuidar".... e a resposta chegou poucas semanas depois: Portadora de Esclerose Múltipla.
 
E então surgem os questionamentos: como assim? comigo? por que comigo? e os sentimentos: raiva, medo. Crise de choro?, sim, tive pelo menos umas 3 crises de choro. Mas depois parti para a reflexão, tratamento espiritual e terapêutico e tudo começou a serenar...afinal de contas não questionamos quando acontece algo de bom em nossas vidas, mas quando dói sempre perguntamos "por que comigo?"
 
E assim começou o meu ano de 2013... exames, consultas, reflexões que seguem até hoje. A vida ganhou um novo sentido, um novo olhar, uma nova percepção.
 
Realmente não é nada fácil lidar com um diagnóstico como esse, mas creio que foi a forma que o Universo encontrou pra me mostrar como estava cuidando de mim, ou seja: muito mal... emocionalmente, espiritualmente, nutricionalmente... então parti para uma viagem de auto-conhecimento, auto-perdão, reflexão, tratamento espiritual e terapêutico. Me reconciliei comigo, me reconciliei com meus órgãos, pedi perdão por tê-los maltratado com emoções negativas e alimentos nada saudáveis. Hoje estou me amando e me apreciando, curtindo minha companhia, me valorizando, e assim, aprendendo a cuidar de mim, me alimentando de uma forma mais saudável, aprendendo a lidar com os sentimentos nocivos, ou seja, aprendendo a percebê-los e a soltá-los, deixar ir, pois não se deve guardar sujeira ou lixo dentro da gente... e buscando viver um dia de cada vez, no aqui e agora, embora seja difícil, mas é o que temos de concreto: o aqui e agora. olhar para o passado como aprendizado e plantar sementes saudáveis no hoje.

Hoje me sinto mesmo uma Fênix renascendo das cinzas, gosto muito mais da nova Juciara, é um trabalho diário, um novo renascer a cada dia. Arrisco a dizer que hoje estou vivendo o melhor momento da minha vida, pois estou em paz. Cura espiritual...


2013 também trouxe oportunidades, novas experiências, amizades e re-encontros, tenho muito o que agradecer. Gratidão, aprendizado, auto-conhecimento, despertar da consciência, são palavras que resumem este momento.

Agradeço toda ajuda que recebi no momento da crise, e que recebo até hoje, o carinho, apoio, gentileza, palavras de fé e otimismo que recebo, não posso listar todos, pois correria o risco de esquecer alguém, mas todos são lembrados em minhas orações. Carinho que chega de perto, dali de outra cidade, de outro estado e de além mar. 
 
Agradeço a Deus, ao nosso Mestre Jesus, nossa Mãe Maria e aos trabalhadores do Plano Espiritual e Físico. Agradeço por cada médico e terapeuta que me acompanha, minha família, por cada material que chega até mim e que me ajuda, seja com informações nutricionais, reflexões sobre a vida, agradeço por conseguir força e ânimo para compartilhar palavras de fé e força com algum irmão, agradeço pelas oportunidades de cuidar.
 
O que estou aprendendo com essa condição? que precisamos nos cuidar, parar de nos boicotar, alimentar uma vida saudável em todos os aspectos: espiritual, físico, emocional. Cuidemos de nossas emoções, curemos as feridas, esqueçamos o passado, aprendamos a perdoar, entendamos que cada um tem seu livre arbítrio, podemos ajudar mas não absorver um problema que não é nosso, não temos controle de nada, e... às vezes é preciso ligar o Fxxx e seguir em frente!
 
No mais, a gente vai se adaptando a um novo ritmo, entoando o mantra "isso também passará", o dia, a dor, o mal estar, tudo passa. A esclerose e eu estamos vivendo em harmonia, mas às vezes acontece um mal estar, como acontece com todo relacionamento, mas estou tentando convencê-la a aceitar o divórcio ;)

Que Deus nos ampare e nos fortaleça espiritualmente e fisicamente. Minha solidariedade, amor e oração para todos que convivemos com uma doença, seja ela crônica ou não. E que aprendamos a fazer as perguntas: "o que eu preciso aprender com essa situação?" , "o que eu preciso mudar em mim? E que aprendamos a nos fortalecer... pois trilhamos o caminho sozinhos, nascemos sozinhos, acordamos e dormimos sozinhos, sentimos a dor e a alegria sozinhos, morremos sozinhos, por mais que tenhamos uma companhia, cada experiência é vivida em nossa solidão, por isso é importante ter um relacionamento saudável, amigável e leal conosco.
 
Que Deus nos conceda a sabedoria que precisamos e que haja paz, harmonia, amor e solidariedade nas famílias, pois o aprendizado, creio eu, é dirigido para todos, não somente ao que está doente...
 
Quem tiver interesse em ler sobre a passagem de Saturno em Escorpião, recomendo a leitura dos artigos Atitudes favorecidas por Saturno em Escorpião, Mude o que pode ser mudado .
 
Cuidem-se. Com afeto, Juciara.
 
***********************************************

"...na verdade toda vez que passamos por uma situação negativa, precisamos saber que estamos vendo somente a casca. Por trás dela, há uma grande benção. Toda vez que vemos algo negativo acontecendo, precisamos saber que não é a totalidade da realidade. É simplesmente a casca que rodeia uma grande benção que existe ali dentro. Não há maldições, mas sim, cascas para as bençãos" (texto: Benção, por
Rabino Shmuel Leme)



 

5 comentários:

  1. Oi amiga Juju, nos falamos algumas vezes nesse período e você nada comentou, não fazia ideia. Mas sua atitude positiva, sua força e coragem diante de desafios, isso não me surpreende, essa é a garota com quem trabalhei por vários anos no Ibase, uma pessoa linda, encantadora, sábia e de muita fé. "Continue a nadar', amiga, você está se saindo muitíssimo bem. Agradeço por compartilhar essa experiência, é um aprendizado que precisa mesmo ser disseminado. Fica com Deus. beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, que lindas e verdadeiras são as tuas palavras, que Deus continue te dando sabedoria e fé.
    Bjs.
    "Tudo posso naquele que me fortalece"

    ResponderExcluir
  3. Ju você será para sempre para mim a força! Amenina que descobria a vida na descoberta de estar na vida com consciência. Te olho na foto e sinto muita vontade de abraçar! Te abracei muitas vezes nesse ano difícil para você! Espero que essa luz tenha chegado! A vida nos aproxima e nos distancia, mas algumas pessoas ficam ali...no coração! Lembre-se que mesmo só distante estou sempre aqui admirando essa mulher negra e forte que veio para aprender e muito! Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  4. Ju muito querida, acho que você já encontrou o caminho. Acho que a gente vai se preparando ao longo da vida pro que vem pela frente, mesmo sem saber.
    Eu também já vivi algo similar, na época em que tive um linfoma de Hodgkin. Logo depois de ter meu primeiro filho. Aí fui buscar também, acumputura, massagem chinesa, terapia, tudo o que ajudasse a energia a circular e as emoções a fluírem.
    Que linda história de saturno em escorpião.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue te abençoando. Vc é um grande exemplo pra mim. Aprendo muito com suas postagens, e ponho em prática o que aprendo.
    Ate aprendi comer chicória, rsrs
    Muita luz em sua jornada e que a espiritualidade te ampara sempre.
    Bjos

    ResponderExcluir